Sete fatores que favorecem as varizes




Um dos inimigos mais temidos e combatidos pelas mulheres, as varizes costumam aparecer nos membros inferiores, onde o esforço para fazer o sangue subir é maior e aumentam as chances das veias se dilatarem.

Elas podem aparecer tanto por fatores genéticos ou por hábitos de vida. Então saber o que se deve fazer para evitá-las ajuda muito a, pelo menos, minimizar o problema. Por isso, Jorge Kalil, o cirurgião vascular do Hospital São Luiz/ Rede D´Or, junto com outros especialistas, comenta sobre os sete fatores que contribuem para o aparecimento dos vasinhos:

São esses:

Anticoncepcional:

Uma das causas que favorecem o aparecimento das varizes nas mulheres é a alta concentração de progesterona e estrógeno no corpo feminino. E como os anticoncepcionais tomados oralmente também possuem esses hormônios em sua composição, a quantidade deles aumenta no corpo humano e as chances dos vasinhos acabarem por aparecer aumenta.

Gravidez:

Com o aumento do volume uterino, há compressão das veias dos membros inferiores, o que eleva a pressão e deixa as veias dilatadas. Por isso, nesse período é fundamental realizar repousos com as pernas elevadas e usar as conhecidas meias elásticas, que também ajudam a prevenir o problema.

Sedentarismo:

Ele favorece o aparecimento das varizes porque não estimula os músculos da panturrilha e da planta dos pés, que funcionam como um segundo coração que bombeia o sangue para cima. Por isso, são recomendadas atividades leves como uma caminhada, corrida leve e hidroginástica, para melhorar a circulação sanguínea. É preciso ter moderação na prática de exercícios que sobrecarregam os membros inferiores, como musculação.

Ficar muito tempo parado:

A posição que mais contribui com a volta do sangue dos membros inferiores é a horizontal. Ficar em pé ou sentado, por outro lado, dificulta a o fluxo sanguíneo, o que contribui com o aparecimento ou agravamento das varizes.

Salto Alto:

Esse é o grande ponto de discórdia: alguns médicos dizem que seu uso facilita a circulação do sangue, outros especialistas o nomeiam como um dos maiores vilões para quem deseja se livrar das varizes. O que se tem comprovado é que o uso constante de salto alto pode causar problemas ortopédicos, como o encurtamento do dedão.

Obesidade:

Como o corpo precisa suportar um sobrepeso maior do que seria considerado biologicamente normal, a obesidade acaba se tornando um fator que contribui para o aparecimento dos vasos, principalmente se a pessoa não pratica algum tipo de exercício físico.

Roupas justas:

Costuma-se dizer que o uso de roupas apertadas, daquelas que ao final do dia causam dores nas coxas e panturrilhas, acaba por favorecer o aparecimento de varizes. Mas isso não passa de suposição: elas não chegam nem perto de causar o mesmo efeito que o sobrepeso ou o sedentarismo.

Para quem sofre de dores musculares, a dica é simples: priorize roupas confortáveis. O corpo agradece.

0 comentários:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentariso machistas ou muito sem noção.

links

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Post

 
Boutique abusada © 2013 Traduzido Por: Nippon Press